Assinar
Cultura

Festival Latitudes leva dezenas de atividades a Óbidos com curadoria de José Luís Peixoto

O festival arranca esta quinta-feira com uma viagem pelo concelho e uma homenagem à obra literária de Alice Vieira.

CMO

Conversas à volta da literatura, exposições, visitas, oficinas literárias, jantares temáticos e momentos musicais… São dezenas as atividades que compõem o programa da edição de 2024 do Latitudes – Literatura e Viajantes, que regressa a Óbidos entre 11 e 14 de abril.

Este ano, o festival tem a curadoria do escritor José Luís Peixoto e vai às livrarias da vila, à biblioteca, ao museu, às escolas, ao auditório municipal, à rua Direita, à praça da Criatividade e ao Convento de São Miguel de Gaeiras.

É uma “enorme viagem” ao longo de quatro dias, que promete atividades para o público escolar e para a comunidade em geral.

De entre os pontos altos da programação, destaque para a exposição “Retratos Contados de Alice Vieira em Óbidos – 45 anos de obra literária”, com curadoria de Nélson Mateus, que inaugura esta quinta-feira, dia 11, no Museu Abílio de Mattos e Silva.

A exposição, que conta com a presença da própria escritora, marca o arranque das celebrações dos 45 anos de obra literária de Alice Vieira.

Destaque ainda para o lançamento do livro “Viagem a Portugal Revisited”, na livraria de Santiago, na sexta-feira, às 15h30, com intervenções de Carlos Reis, da Fundação José Saramago, Lídia Monteiro, do Turismo de Portugal, e José Luís Peixoto.

A partir do livro de José Saramago “Viagem a Portugal”, revisitaram-se os locais descritos pelo escritor, as paisagens, as comunidades, o património natural e cultural. Ao longo de doze itinerários, José Luís Peixoto assumiu o papel de anfitrião de cinco autores internacionais: Adriana Lisboa (Brasil), Ondjaki (Angola), Maaza Mengiste (EUA), Laura Restrepo (Espanha) e Arthur Larue (França). Juntos, reinterpretaram os roteiros de há quarenta anos, criando textos originais sobre os lugares, para mostrar a intemporalidade das paisagens literárias portuguesas. O resultado é o livro “Viagem a Portugal Revisited”.

A Casa José Saramago recebe no domingo, dia 14, às 15 horas, a mesa redonda “500 anos de Camões… Porquê”, apresentada por João Micael, presidente da Matriz Portuguesa, com a participação de Annabela Rita, comissária das comemorações Camões 500 anos.

Às 16h30 de domingo, Valter Hugo Mãe vai estar no Museu Abílio de Mattos e Silva a falar sobre as suas obras. A conversa “Se cada romance é uma ilha, a obra é um arquipélago” tem moderação de José Mário Silva.

O festival Latitudes arranca amanhã, dia 11, às 10 horas, com uma viagem pelo concelho de Óbidos à (re)descoberta do território como reserva de heranças, tradições e memórias. O primeiro dia termina com a exibição de curtas de Animação da Sardinha em Lata, pelas 17 horas, no auditório municipal da Casa da Música.

Na sexta-feira, dia 12, a programação arranca às 11 horas com a conversa “Quem Sou Eu Viajante? Livros para criar experiências”, por Júlia Fonseca de Castro, no Museu Abílio de Mattos e Silva. A última atividade do dia é um jantar literário inspirado na vida e obra do poeta Armando da Silva Carvalho, no Convento São Miguel de Gaeiras, a partir das 20 horas.

No sábado, as iniciativas estendem-se até às 21h30 com a última etapa do festival Termómetro.

A programação do Latitudes termina às 17 horas de domingo, com um concerto de António Marcos na praça da Criatividade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.