Assinar
Ambiente

Leiria + Verde recolhe biorresíduos em Leiria, Marrazes e Parceiros

Os baldes para separação dos resíduos alimentares podem ser solicitados na Câmara ou juntas de freguesia. O sistema de recolha deverá arrancar em breve.

Contentores de 7 litros podem ser requisitados nas juntas de freguesia Foto: CML

Os munícipes residentes em Leiria, Marrazes ou Parceiros podem aderir ao projeto Leiria + Verde que visa a separação de biorresíduos (restos de comida) para serem transformados em adubo natural. Após tratamento mecânico e biológico, este composto poderá ser aplicado em jardins, pomares, vinhas e olivais.

O projeto prevê a oferta de 14.200 baldes de 7 litros, que podem ser solicitados junto da Câmara de Leiria ou numa das três juntas de freguesia envolvidas. A adesão é gratuita, podendo os interessados obter mais informações sobre o projeto e confirmar se a sua rua está abrangida pelo sistema de recolha no site da Câmara.

As famílias aderentes terão à sua disposição uma rede de contentores de 500 litros, de cor castanha, colocados em vários pontos da cidade e zona urbana, junto aos caixotes de lixo indiferenciado, onde poderão depositar os resíduos alimentares.

Contentores de cor castanha deverão ficar disponíveis para utilização nos próximos dias Foto: CML

Segundo explicou o vereador do Ambiente na reunião de Câmara de terça-feira, a recolha seletiva de biorresíduos no concelho de Leiria começou em meados de janeiro, com o envolvimento de 60 estabelecimentos de restauração e hotelaria, tendo sido já recolhidos e reencaminhados para valorização cerca de 25 toneladas de biorresíduos.

Além da poupança ambiental, Luís Lopes esclareceu que este projeto permite também reduzir a fatura relativa à deposição de resíduos em aterro, para com a Valorlis, o que terá impacto nas tarifas anuais dos resíduos urbanos.

Segundo a autarquia, é objetivo “expandir gradualmente o projeto a todo o concelho até 2030”, desviando de aterro “quase 3 mil toneladas”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.