Assinar


Diretório de Saúde 2024 Exclusivo

20 mitos e verdades: Saiba mais sobre alimentação

Aproveitamos o Dia Internacional do Celíaco para partilhar os esclarecimentos de Sónia Rodrigues, nutricionista em Leiria, sobre a intolerância ao glúten, entre outras dúvidas.


Sónia Rodrigues
Nutricionista, especialista
em Nutrição Comunitária
e Saúde Pública, Leiria

1. Sou intolerante ao glúten. Devo deixar de comer alimentos com glúten?
A intolerância ao glúten – ou doença celíaca – é uma doença autoimune. E isso é diferente de acharmos que somos intolerantes ao glúten porque nos sentimos inchados depois de comer pão, por exemplo. De facto, muitas pessoas optam por produtos sem glúten na esperança de, com isso, perder peso, o que raramente acontece. O glúten não engorda.
É importante esclarecer que a intolerância ao glúten deve ser diagnosticada por um médico antes de se iniciar qualquer alteração alimentar. É preciso a presença elevada no sangue de anticorpos específicos para se obter um diagnóstico real.
Na doença celíaca, ocorre uma reação imunitária que causa inflamação do intestino delgado após a ingestão de alimentos com glúten, pelo que se torna imperativo deixar de os ingerir. Este glúten está presente nos cereais, nomeadamente no trigo, na cevada e no centeio, podendo estar presente por contaminação noutros cereais, como a aveia. Quando a ingestão de glúten se mantém, ocorre uma modificação da parede (mucosa) intestinal e consequente diminuição da absorção de nutrientes, que pode causar perda de peso, anemia, osteoporose ou até linfoma intestinal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados