O parque do avião, em Leiria, recebe este fim de semana os festejos dos santos populares, com quatro dias de arraial e marchas populares.
Os festejos começam esta quinta-feira, dia 13, dia de Santo António, com a atuação de Be Sax, além do serviço de restauração promovido pela ADCR Bairro dos Anjos, associação que promove o evento e que este ano celebra 40 anos de atividade.
A típica sardinha assada, caldo verde, chouriça e lentrisca marcam o menu para quem ali desejar celebrar a festa popular.
Na sexta-feira, dia 14, Nélson Marto & Nuno Leal são os artistas convidados, e no domingo, dia 16, a animação está a cargo de Elsa Gomes. No sábado, dia 15, haverá a atuação dos Up Grade e acontece um dos momentos altos do arraial, o desfile da Marcha do Bairro dos Anjos.
Os ensaios começaram em março passado e a marcha irá desfilar nas ruas de Leiria e animar a noite no parque do avião, junto à sede da associação, ao mesmo tempo que as sardinhas assadas saem das brasas e adoçam a broa, com um fio de azeite e uma pitada de sal.

A última vez que a marcha do Bairro dos Anjos atuou foi em 2018, um ano depois de ter descido a avenida da Liberdade, em Lisboa, a convite das Marchas Populares de Lisboa.
Desde 2019, devido a um problema de saúde, que afetou o fundador do clube, Mário Monteiro, e à pandemia, a marcha ficou parada. No ano passado, o clube voltou a organizar o arraial dos santos populares no parque, mas não conseguiu reunir condições para a atuação da marcha. “Ficou prometido que a marcha tem de sair este ano, até porque o clube faz 40 anos e queremos assinalar esta data com a dignidade e valor que merece”, assegurou Ana Monteiro, presidente do clube, ao REGIÃO DE LEIRIA, em março.
“É o melhor arraial que a cidade tem. As pessoas gostam de ir aos santos populares. Como costumo dizer, agrada-lhes a ideia de ir ao parque, de passar a ponte e, mesmo que não vão jantar, passa lá muita gente”, afirmou o vice-presidente Abílio Figueira, na mesma altura. E acrescentou: “Hoje em dia, a travessia da ponte é um passo de aproximação ao Bairro dos Anjos. O próprio bairro dos Anjos é uma ponte para toda a gente”.