Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Lançado concurso para projeto de museografia no Explore Sicó em Pombal

Autarquia vai investir 500 mil euros. Ainda não existe existe data para abertura do Explore Sicó.

Obra do edificado já está concluída, mas faltam arranjos interiores FOTO: CMP (projeto)

A Câmara de Pombal aprovou na passada quinta-feira, em reunião de executivo, a abertura do procedimento concursal para a execução do projeto museográfico do Centro de Interpretação do Maciço de Sicó, agora denominado Explore Sicó.

Segundo o autarca Pedro Pimpão, o edifício do Explore Sicó, localizado na aldeia de Poios, freguesia da Redinha, já está concluído, mas falta a parte da museografia e do imobiliário. O objetivo deste concurso é “convidar as entidades a apresentarem propostas de museologia para o espaço”, sendo que a intenção é desenvolver ali várias exposições temporárias e permanentes sobre “a evolução do território de Sicó e as características diferenciadoras”. O projeto pressupõe um investimento de 500 mil euros + IVA e um prazo de execução entre 160 e 180 dias. O concurso vai agora ser publicado em Diário da República.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Pedro Pimpão não avançou uma data concreta para a inauguração do Explore Sicó, sendo que a abertura, frisou, está agora pendente do projeto museográfico e da abertura de um concurso para mobilar o edifício, que está a acontecer “em simultâneo”. “Espero que a abertura aconteça antes do final do meu mandato”, disse o autarca.

Recorde-se que a conclusão do Explore Sicó estava inicialmente prevista para finais de 2022, mas houve vários atrasos na obra, incluindo devido a um acidente de trabalho. A data mais recente apontada pela autarquia para a inauguração foi o primeiro trimestre de 2024, mas não se veio a concretizar.

Recentemente, o município lançou também uma open call para dar vida a um corredor com cerca de 70 metros de comprimento, no interior do Explore Sicó. Foram selecionados sete artistas portugueses, entre eles o escultor Thierry Ferreira, de Alcobaça, e Jonnathan Botilla, de Pombal.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.