Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Câmara de Alcobaça recupera parte dos serviços afetados por ataque informático

Autarquia foi alvo de um ataque informático na madrugada da passada quarta-feira.

A Câmara de Alcobaça restabeleceu os sistemas informáticos dos serviços financeiros e dos SMAS e conta restabelecer até ao final da semana todos os sistemas, interrompidos desde a madrugada da passada quarta-feira, devido a um ataque informático.

O município foi alvo de um ataque informático, na madrugada de quarta-feira “que comprometeu os serviços municipais, nomeadamente os de atendimento ao público”, divulgou a Câmara na sua página na internet.

O presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues (PSD), confirmou hoje à agência Lusa que ”já estão no ‘ar’ o Serviço Financeiro de Pessoal, bem como os Serviços Municipalizados (SMAS)”.

“Estas eram as prioridades e as maiores preocupações para garantir que os pagamentos eram rapidamente estabelecidos e que o pagamento dos trabalhadores estaria atempadamente acautelado”, explicou o autarca.

A autarquia investiu “num novo servidor” para o setor financeiro e conta “até ao final da semana ter todos os serviços a funcionar anormalmente”, disse o presidente.

O ataque informático foi comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança, à Comissão Nacional de Proteção de Dados e à Polícia Judiciária, mas ainda não são conhecidos quaisquer resultados da investigação.

Hermínio Rodrigues garantiu que “não houve perda de nenhuns dados”, já que “havia um bom sistema de proteção e havia cópias de segurança de tudo”.

A autarquia está a avaliar com a empresa responsável pelos equipamentos informáticos a necessidade de substituir outros servidores, considerando não ser ainda possível fazer o levantamento dos prejuízos causados pelo ataque informático.

Num comunicado publicado na página do município, a Câmara deu nota do “total empenho dos serviços informáticos” na realização de “todos os esforços para garantir a retoma gradual deste serviço”.

Lamentando os incómodos causados por esta situação, a Câmara apela a que, para situações de caráter urgente, o contacto seja feito via email, através de geral@cm-alcobaca.pt, ou através do contacto telefónico 262 580 800.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.