Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

PSP detém homem na Marinha Grande com mandado de detenção por violência doméstica

O homem, suspeito de um crime de violência doméstica agravada, está a aguardar o desenvolvimento do inquérito em liberdade, mas sujeito a medidas de coação.

FOTO: Arquivo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje a detenção de um homem de 39 anos suspeito do crime de violência doméstica contra a companheira, de 33 anos, na Marinha Grande.

Em comunicado, a PSP explica que, na sequência da denúncia apresentada pela vítima na esquadra da Marinha Grande, “e, considerando a gravidade dos factos descritos”, ocorridos no passado dia 18, foi iniciado um inquérito que resultou num pedido de emissão de mandado de detenção fora de flagrante delito ao Ministério Público, executado no domingo.

Segundo a PSP, o homem, no dia 18, “exerceu violência física, psicológica e sexual sobre a vítima, chegando a efetuar ameaças com uma arma branca”.

A Procuradoria da República da Comarca de Leiria adianta, por seu turno, que o suspeito, o ano passado, “ameaçou e agrediu fisicamente a sua ex-companheira”.

“Neste contexto, o arguido, além do mais, no dia 18 de janeiro de 2025, agarrou na vítima, atirou-a para o chão e apertou-lhe o pescoço com as duas mãos até aquela se sentir asfixiada”, refere a Procuradoria, acrescentando que o suspeito, “ato contínuo, agarrou numa faca de cozinha e espetou-a várias vezes no couro cabeludo e nas mãos da vítima”.

A Procuradoria considera que “o arguido agiu com o propósito de provocar sofrimento, humilhação e vergonha na vítima, atentando contra a sua dignidade, numa postura de prevalência e de dominação, provocando assim mal-estar psicológico na mesma”.

O arguido foi presente ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria que, verificando a existência de perigo de continuação de atividade criminosa, determinou que aquele aguardasse o desenvolvimento do inquérito em liberdade, mas sujeito, além do termo de identidade e residência, à proibição de contactar por qualquer meio com a vítima e de frequentar ou permanecer na residência desta, assim como no seu local de trabalho.

O homem, suspeito de um crime de violência doméstica agravada, está ainda obrigado a apresentações todas as semanas num posto policial.

A investigação prossegue sob direção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Pombal, com a coadjuvação da PSP da Marinha Grande.

A PSP informa que este mês o Comando Distrital de Leiria registou 35 denúncias de violência doméstica, tendo sido efetuadas três detenções.

Contactos e números de emergência

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados