A Biblioteca da Nazaré prepara-se para celebrar meio século de promoção da leitura com a 50.ª edição da Feira do Livro, que decorre de 18 de julho a 17 de agosto, no Centro Cultural da Nazaré. Sob o lema “50 Feiras do Livro: Liberdade e Letras”, o evento – um dos mais antigos do género no distrito – presta homenagem à história e ao impacto cultural que tem vindo a marcar ao longo das décadas.
Para assinalar a data redonda, será lançada uma publicação comemorativa que reúne textos de autores que participaram em edições anteriores, sublinhando a ligação entre a feira e a produção literária regional.
O programa completo será anunciado nos próximos dias, mas está já confirmada a realização de lançamentos de novas obras, sessões de autógrafos, oficinas temáticas, horas do conto para os mais novos, espetáculos artísticos e diversas atividades para famílias.
“A Feira afirma-se como um marco no panorama cultural da região, símbolo de continuidade, resiliência e compromisso com o acesso ao livro e ao conhecimento para todas as gerações”, destacando o papel da feira enquanto ponto de encontro intergeracional e cultural e sublinhando a ligação entre literatura, imaginação e liberdade de pensamento.
Criada em 1939, a Feira do Livro da Nazaré continua a ser organizada pela Biblioteca da Nazaré, coletividade cultural com o mesmo ano de fundação, e conta, uma vez mais, com o apoio de vários parceiros locais e regionais.