Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Batalha

Investimento de 1,4 milhões de euros requalifica duas escolas na Batalha

O investimento visa “adaptar os edifícios às necessidades intrínsecas à escola a tempo inteiro, nomeadamente com a criação de um espaço específico para o serviço de refeições e sala de tempos livres”, adiantou o presidente do Município.

 A Câmara da Batalha, no distrito de Leiria, vai requalificar duas escolas, um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros sem IVA, segundo os anúncios publicados em Diário da República.

De acordo com a publicação, trata-se das escolas do 1.º ciclo da Rebolaria e Quinta do Sobrado, ambas com jardim de infância.

Numa resposta escrita à agência Lusa, o presidente do município, Raul Castro, explicou que a realização desta operação de reabilitação “visa dar continuidade às ações de modernização da oferta escolar” da educação pré-escolar e do ensino básico do concelho, através da “criação de melhores condições de conforto que permitam satisfazer as atuais exigências legais e de funcionalidade que recaem” sobre os estabelecimentos de ensino.

Por outro lado, o investimento visa “adaptar os edifícios às necessidades intrínsecas à escola a tempo inteiro, nomeadamente com a criação de um espaço específico para o serviço de refeições e sala de tempos livres”, adiantou Raul Castro, eleito pelo movimento independente Batalha é de Todos.

O autarca, recandidato ao cargo nas eleições autárquicas de 12 de outubro, salientou ainda que, “com esta requalificação, os edifícios escolares irão constituir um todo harmonioso, cuidadosamente integrado na envolvente urbana e paisagística e com boa acessibilidade”, para, entre outros objetivos, “dignificar a função educativa”, “facilitar a gestão escolar” e “estimular o aproveitamento escolar dos alunos”.

Entre os trabalhos previstos estão a “introdução de pórtico de receção com cobertura até à porta principal”, “reformulação da frente de rua, de forma a promover as condições de acessibilidade, e “execução de um percurso acessível, desde a via pública, até às salas de aulas, com a eliminação de degraus”.

“Introdução de compartimento de refeitório, instalações sanitárias de crianças e funcionários, e área técnica” estão igualmente entre as intervenções contempladas, assim como a “redução de, pelo menos, 30% do consumo de energia primária (ou compensação com produção com recurso a energias renováveis)”, “redução em 20% do consumo de água” e obtenção de certificação energética como edifício muito eficiente.

Esclarecendo que a requalificação não implica aumento de capacidade nos dois estabelecimentos de ensino, Raul Castro adiantou que “a escola da Rebolaria teve sua última intervenção em 2011”, enquanto “a escola da Quinta do Sobrado teve a sua última intervenção em 2016”.

Ambos os investimentos, com um prazo de execução de 240 dias, estão integrados nas Grandes Opções do Plano para o ano de 2025, com cabimento orçamental para o ano seguinte.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.