Já são conhecidos os cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas da Batalha. Os festejos arrancam a 13 de agosto e prolongam-se até dia 16. Os concertos deste ano, prato forte do tradicional evento, contam com alguns nomes repetidos e também estreias. Do pop ao hip-hop, não faltam opções. Entretanto, dia 26, há um concerto suplementar na Batalha.
Assim, o tributo a Marco Paulo, com o espetáculo “Para Sempre Marco Paulo”, será apresentado na primeira noite do arranque das festas. No dia seguinte, dia 14 de agosto, feriado municipal, José Cid – que já atuou diversas vezes nas Festas da Batalha, a última das quais em 2023 – sobe ao palco.
No feriado religioso de 15 de agosto, caberá a vez a Piruka – nome do hip-hop nacional – ser o protagonista da noite. A 16 de agosto, atua João Pedro Pais e dia 17, último dia das Festas, Quinta do Bill será a banda cujo concerto coloca um ponto final à série de espetáculos dos festejos.
No final da década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial, começaram a realizar-se festas concelhias na Batalha durante o mês de agosto. O evento cresceu rapidamente em notoriedade, com artistas da rádio e da televisão a conquistarem o público — muitos dos grandes nomes da década de 1960 passaram por lá. Apesar de ter perdido algum fulgor ao longo do tempo, a tradição manteve-se viva nas décadas seguintes.
Entretanto, já no próximo dia 26 de julho, às 21h30, o Mosteiro da Batalha servirá de cenário a um concerto dos The Gift. A banda de Alcobaça atua na noite em que a vila recebe mais uma edição do Shop On.
O alinhamento das Festas da Batalha e a realização do concerto de dia 26 de julho foram revelados na reunião do executivo municipal realizada esta tarde, consequência de questões colocadas pelos vereadores da oposição, solicitando informação sobre ambos os eventos.