Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

Livre repete Fernando Lino cabeça-de-lista à Câmara de Peniche

O candidato considera que “a gestão da câmara e a oposição nos últimos oito anos foram péssimas”.

O partido Livre vai repetir a candidatura de Fernando Lino à presidência da Câmara de Peniche nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Em nota de imprensa, a distrital de Leiria do Livre informou que, após a segunda e última rondas primárias internas para as eleições autárquicas, “resultou a nomeação de Fernando Lino para a Câmara Municipal de Peniche”.

“Depois da candidatura em 2021, convidaram-me, identifico-me com o partido e também já tinha em mente ser candidato”, confirmou o cabeça-de-lista à agência Lusa.

Fernando Lino volta a integrar a corrida eleitoral à câmara municipal por considerar que “a gestão da câmara e a oposição nos últimos oito anos foram péssimas”.

“Não há oposição na câmara”, acrescentou, prevendo que o cenário se mantenha no próximo mandato, ao constatar a presença de eleitos do movimento de independentes (que não concorre nas próximas eleições) nas listas do PS e PSD em lugares elegíveis.

“Um vereador não pode ir apenas às reuniões de câmara, tem de estudar dossiês e preparar-se”, defendeu.

Por isso, concorre com o objetivo de “ser eleito vereador e melhorar os resultados eleitorais do Livre de há quatro anos”.

Se for eleito, o cabeça-de-lista do Livre quer tornar os contratos públicos transparentes e acelerar os processos de licenciamento de obras.

“Não é admissível esperar mais de um ano e haver investidores, sobretudo estrangeiros, a fugirem do concelho”, considerou.

Lutar junto do Governo contra as “condições desumanas em que vivem trabalhadores estrangeiros da pesca” e pela proibição da pesca do arrasto são outras das suas prioridades.

“A pesca do arrasto é absolutamente criminosa e prejudica a pesca artesanal”, afirmou.

Fernando Lino, de 65 anos, está desempregado e foi cabeça-de-lista do Livre à Câmara de Peniche nas eleições autárquicas de 2021.

Foi deputado municipal no mandato de 1994 a 1997.

De acordo com o partido, o candidato “tem uma forte presença na cidade, apresentando uma postura ativa na defesa das suas propostas para o concelho”.

Exemplo das suas intervenções cívicas, Fernando Lino destacou a queixa ao Património Cultural, Provedoria de Justiça e Ministério Público contra a colocação pelo município de oito ecopontos à superfície no Campo da República, Zona Especial de Proteção da Fortaleza de Peniche, onde está localizado o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.

Fernando Lino (Livre) é o quinto candidato à presidência desta câmara municipal do distrito de Leiria, depois de Ângelo Marques (PS), João Neves (CDU), Filipe Matos Sales (PSD) e António Pelerito (CDS-PP).

A Câmara de Peniche é presidida desde 2017 pelo independente Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche), que anunciou que não se recandidata ao cargo.

Nas últimas eleições autárquicas, os independentes elegeram dois elementos, o PS e o PSD outros dois cada um e a CDU um.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.