O Cistermúsica continua a recheado de propostas para a banda sonora deste verão. Após a maratona “Non Stop”, que atraiu 1.500 espectadores, o Festival Internacional de Alcobaça prossegue com nada mais do que oito concertos entre esta quinta e a próxima quarta-feira. Já hoje, dia 17 (21h30, 15 euros) a noite é de gala com a Orquestra XXI (e a soprano Sofia Fomina) interpretar a Sinfonia nº5 de Shostakovich na Cerca do Mosteiro. O programa inclui “Quatro últimas canções”, de Strauss, e a estreia de “Ciprés”, de Andreia Pinto Correia.
No Refeitório do Mosteiro, a sexta-feira, dia 18 (21h30, 12 euros) traz o Officium Ensemble e “O esplendor da Renascença”, com obras de Palestrina e, em estreia, de Lopes Marogo, entre outras.
Sábado é novo dia cheio: para famílias, “O romance da Raposa”, a partir do romance de Aquilino Ribeiro, com Christina Margotto (piano) e Alexandre Delgado (narração) no Armazém das Artes (15h30, 6 euros, M3); no palco do Bosque, Branco toca Marco Paulo (19h, entrada livre); a fechar o dia, La Grande Chapelle celebram Palestrina no Salão da Biblioteca do Montebelo Mosteiro de Alcobaça Hotel (21h30, 15 euros).
Esgotado está o concerto dos franceses Le Poème Harmonique na Sacristia do Mosteiro, no domingo, dia em que há fusão rock, jazz e funk de Eugénia Contente Trio à beira da lagoa do Arrimal, em Porto de Mós (17h, entrada livre), no âmbito do Ciclo de Concertos em Meio Natural.
Quarta-feira, dia 23 (21h30, entrada livre), o Coro da Banda de Alcobaça e ensemble de cordas vão à Igreja de Pataias. Em foco estará “Sunrise mass”, de Ola Gjeilo, num programa que inclui ainda obras de Gabriel Fauré e Eleanor Daley. A direção é de Rui Carreira, com Edgar Alexandre ao piano.
Mais informações em https://www.cistermusica.com/pt/programacao.