Há visitantes notáveis este fim de semana na Casa-Museu Afonso Lopes Vieira. Os atores Ruy de Carvalho, João de Carvalho e Henrique de Carvalho são convidados da primeira edição do Festival Poético de São Pedro de Moel.
O festival é uma das atividades programadas para este verão na histórica Casa-Museu da praia do concelho da Marinha Grande, que abre portas a sessões de teatro imersivo, poesia, tertúlias literários, apresentação de livros, entre outras atividades.
Já este sábado, dia 2, arranca o I Festival Poético de São Pedro de Moel. Entre as 15h30 e as 18h30, Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço convidam Ruy de Carvalho, João de Carvalho e Henrique de Carvalho para uma sessão de teatro imersivo.
Antes, e fora do festival, na sexta-feira, dia 1 (22h, entrada livre), Ruy, João e Henrique participam na conversa “Filho de peixe sabe nadar”, a ter lugar no Edifício Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, a propósito da vida, a arte e a paixão que liga gerações: o teatro.
No sábado também serão evocados, na Casa-Museu e noutra iniciativa do Festival Poético, Miguel Torga e Florbela Espanca, num momento protagonizado pelos Amigos das Letras de Alcobaça, por Fernando Paula Barroso e Natércia Inácio.
O festival propõe ainda a tertúlia poética “Daqui vê-se quase tudo”, a partir do livro “A aldeia com nome de gato”, de Carlos Lopes Pires. Será feita uma breve abordagem crítica por Graça Sampaio e haverá recital “Retratos”, com poemas não publicados de Carlos Lopes Pires e leitores convidados.
O festival regressa a 16 de agosto, com a apresentação do livro “Flor da lama”, de Paula Oz, poesia a la carte pela A.C.R. Comeira e espetáculo de teatro “Na corte dos Amigos das Letras”, com Martim Soares de Albergaria (Fernando Paula Barroso) a entrevistar Luís Vaz de Camões (Miguel Linares)
Ainda este fim de semana, a companhia Break a Leg apresenta na Casa-Museu o espetáculo de teatro com marionetas e música ao vivo “Autozinho da Barca de Inferno & Os Animaes Nossos Amigos”, a partir de textos de Afonso Lopes Vieira. Há uma sessão este domingo, dia 3 (17h), e reposição a 31 de agosto.
Este domingo, dia 3 (18h) é apresentado na Casa-Museu o livro “Os meus poemas são uma nuvem”, de Maria Melo Sereno. Em paralelo é inaugurada a exposição “Galeria de arte”, constituída por uma composição de cubos acrílicos com desenho de livros, acompanhados de poemas. A visitar até 7 de setembro.
Durante o mês de agosto ainda há espetáculo de teatro imersivo com a representação de Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço, às sexta-feiras (16h45) e sábados e domingos (22 horas), com exceção dos dias 9, 10, 22 e 24 de agosto.
Também Adriano de Sousa Lopes é lembrado numa encenação teatral, às sextas-feira (15h15 e 18h30) e sábados e domingos (15h15, 16h45 e 18h30), exceto nos dias 22, 23 e 24 de agosto, em que será apenas às 15h15.
A par disso, até 7 de setembro, entre sexta-feira e domingo, atores que representam Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço distribuem poesia na rua, na praia e nos estabelecimentos comerciais.