É um fim de semana recheado de jazz este que se aproxima. São várias as propostas para múltiplos gostos.
Destaque para o JazzMatazz, que traz até à Mata dos Marrazes dois concertos de monta. Este sábado, dia 12, a partir das 21h15, será possível assistir ao encontro entre Tcheka e Mário Laginha, num espetáculo em que se funde o lirismo cabo-verdiano com a sofisticação e liberdade do piano jazz. É um encontro de mundos que traz as histórias e os ritmos de Cabo Verde, enquadrados por paisagens complexas que ecoam do piano de Mário Laginha.
A noite completa-se com um dos fenómenos da cena jazzística contemporânea. Vega Trails, projeto da exclusiva editora Gondwana Records, é formado por Milo Fitzpatrick, contrabaixista e fundador do Portico Quartet, e Jordan Smart, saxofonista do inovador Mammal Hands. Os dois britânicos prometem sensibilizar a Mata dos Marrazes com uma banda sonora ideal para estados emocionais profundos e contextos atmosféricos.
Iniciativa da União das Freguesias de Marrazes e Barosa, o JazzMatazz tem entrada gratuita.
Festival de Jazz da Marinha Grande
Os primeiros dias da 11ª edição do Festival de Jazz da Marinha Grande trazem também dois concertos à região. O primeiro é já esta sexta-feira, dia 11, com Francisco Gomes Trio a homenagear Cedar Walton. Figura marcante do jazz afro-americano, Walton é recordado por Francisco Gomes (bateria), João Pedro Coelho (piano) e Romeu Tristão (contrabaixo).
No sábado, chega à Marinha Grande o projeto Pangea, liderado por Máximo ao piano. O trio, que integra também Joppe van Noten (bateria) e Jan Honnef (baixo) promete uma experiência artística imersiva, com apresentação do disco “Pangea”, enriquecida pela prestação audiovisual de Joana Cardoso.
Ambos os concertos são no Teatro Stephens, às 21h30, com bilhetes a 5 euros.
Antes ainda, já esta sexta-feira, dia 11, há jazz no centro de Leiria: na Arquivo, o final da tarde (18h30) é ao ritmo de Maria Nascimento (voz) e Francisco Ribeiro (guitarra), fruto da parceria entre a livraria e a Associação Jazz de Leiria.