A Águas do Centro Litoral (AdCL), empresa responsável pela estação de Monte Real, cuja avaria resultou na interdição a banhos na praia da Vieira, não tem previsão para a resolução do problema.
“Informaremos assim que tivermos informação sobre a conclusão dos trabalhos de reparação”, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA fonte da empresa.
A estação de Monte Real, localizada nas Várzeas, eleva efluente para a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) do Coimbrão, e “encontra-se temporariamente inoperacional devido a uma avaria nas bombas que compõem o sistema de elevação”, avançou a empresa.

“Assim que a ocorrência foi identificada, a equipa técnica da AdCL deslocou-se de imediato ao local para iniciar os trabalhos de contenção e diagnóstico. Estão a ser feitos todos os esforços para resolver a situação com a máxima brevidade, nomeadamente a substituição dos equipamentos danificados”, refere a mesma fonte.

O certo é que nas imediações da estação elevatória, o leito do rio Lis apresenta nesta altura uma cor acastanhada e um forte odor, constatou no local o nosso jornal.
Para além de ter sido decidida a interdição dos banhos na Praia da Vieira, local onde desagua o rio Lis, esta quarta-feira, a Câmara de Leiria desaconselhou atividades no troço do rio Lis depois de Monte Real.