Uma operação de limpeza para a retirada de “milhares de peixes mortos” está marcada para a manhã deste sábado, dia 16, no ponto de encontro entre a ribeira da Carreira e o rio Lis.
A ação, com início marcado para as 8h30, surge “na sequência da avaria ocorrida na estação elevatória de Monte Real da AdCL [Águas do Centro Litoral – Grupo Águas de Portugal], da qual resultou a morte de milhares de peixes que se encontram a boiar no rio Lis”, explica a União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira.
Os peixes encontram-se junto à confluência com a ribeira da Carreira, “correndo o risco de atingir a foz do rio e a Praia da Vieira”, no concelho da Marinha Grande, adianta.
Por isso, “este esforço visa minimizar, tanto quanto possível, a chegada dos peixes mortos à Praia da Vieira”, adianta a autarquia local, apelando “à participação da população nesta ação, contribuindo para a preservação ambiental e para a qualidade da água”.
A iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, através da sua Unidade Local de Proteção Civil, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Câmara de Leiria.