Era difícil pedir uma estreia melhor para o MusicaMós: noite tropical – “daquelas que há duas por ano” -, um Castelo cheio de espectadores e a música de Cláudia Franco e Filipe Duarte. A cantora de Porto de Mós apresentou em “casa” o seu mais recente projeto no novo festival.
“O público recebeu muito bem a nossa música, cantaram connosco, correu mesmo muito bem”, resumiu a cantora. Cláudia e Filipe encontraram-se por acaso, depois do músico ter estado uma década fora de Portugal. Tocaram juntos, gostaram e foram explorando as possibilidades que o formato duo permite.
Têm tocado pelo país, com ótima aceitação. “Felizmente tem corrido muito bem”, conta Cláudia. Ao vivo, a conjugação entre jazz e a herança portuguesa revela uma energia única a cada concerto. “Temos muita improvisação livre”, tanto nos originais como nos arranjos que fazem do repertório americano de jazz.
No início do ano passado lançaram um EP e agora preparam um disco. É o encerrar de um ciclo e o iniciar de outro: o concerto no MusicaMós foi gravado e filmado já a pensar nesse novo registo. Em setembro haverá novidades para, depois, com o disco na mão, apostar na internacionalização.
“O nosso desejo e o sonho é levar a nossa música lá fora. Vamos gravar o disco, lançá-lo e já estamos a desenvolver contactos para começar a ir a Espanha, França, Alemanha… A ideia é essa: marcar uma tour, seja nacional, seja internacional”.
O trabalho de Cláudia Franco e Filipe Duarte pode ser acompanhado no Instagram e Youtube.