Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Helicóptero Super Puma francês junta-se, a partir de Monte Real, aos meios aéreos de combate a incêndios

Dois aviões Canadair disponibilizados pela Grécia também vão integrar dispositivo de combate a incêndios a partir de sexta-feira, dia 22.

FOTO: ANEPC

Chega esta tarde à Base Aérea de Monte Real (nº5), em Leiria, um helicóptero Super Puma, enviado pelo governo francês, no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, acionado pelo Estado português a15 de agosto, para auxiliar ao combate aos incêndios florestais que atingem o país.

Segundo nota da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, trata-se de “um aparelho pesado, com capacidade para descargas de 3.000 litros de água, que chega acompanhado por uma equipa de cinco elementos” e irá começar a operar amanhã de manhã, quinta-feira, “estando previsto permanecer em território nacional, pelo menos, até ao próximo domingo”.

O Super Puma francês junta-se aos dois aviões Fire Boss suecos que, também no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, estão a operar em Portugal desde a passada terça-feira, dia 19.

Durante esta manhã, o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, o presidente da ANEPC, José Manuel Moura, e o comandante nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, deslocaram-se à Base Aérea de Monte Real para se despedirem e agradecerem à tripulação dos dois aviões Canadair enviados por Marrocos para apoiar no combate aos incêndios.

Os dois Canadair estiveram em Portugal a apoiar o combate aos incêndios rurais, no âmbito do acordo de cooperação bilateral com Marrocos.

Os dois aviões Canadair cedidos por Marrocos chegaram a Portugal dia 11 de agosto, regressam hoje ao país de origem, depois de uma extensão da sua missão no combate aos fogos, pedida por Portugal.

A ajuda de Marrocos surgiu após os dois aviões ‘Canadair’ afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) terem ficado inoperacionais.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e também vários feridos.

Segundo dados oficiais provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.

Ajuda também chega da Grécia

Ainda na sequência da ativação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, Portugal vai receber, esta sexta-feira, dia 22, dois aviões Canadair disponibilizados pela Grécia.

As aeronaves, que serão operacionalizadas também a partir da Base Aérea de Monte Real, vão integrar o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) na sexta-feira e permanecer em território nacional até ao dia 25 de agosto.

As duas aeronaves vindas da Grécia acrescem, assim, aos dois aviões Fire Boss suecos, ao helicóptero Super Puma francês e aos dois Canadair que as autoridades portuguesas alugaram.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) “agradece muito a pronta colaboração de todos os países que têm disponibilizados meios aéreos para o combate aos incêndios rurais e reafirma o seu compromisso em assegurar a resposta operacional necessária à proteção de pessoas, bens e do território nacional”.

(artigo atualizado no dia 21 de agosto de 2025, pelas 12h19, com a informação da ajuda de aeronaves disponibilizadas pela Grécia)


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.