“Está levantada a interdição dos banhos, sendo novamente possível desfrutar da Praia da Vieira com segurança”, anunciou às 11 horas deste sábado, dia 16, a Câmara da Marinha Grande.
“A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) comunicou que os resultados das análises às águas balneares da Praia da Vieira confirmam a sua qualidade, apresentando valores dentro dos parâmetros da saúde pública”, explicou o município.
Por isso, a autarquia garante que as “águas balneares da Praia da Vieira têm qualidade assegurada”.
A avaliação da APA surge em consequência da avaria ocorrida terça-feira, dia 12 de agosto na estação de Monte Real, que eleva efluente para a ETAR do Coimbrão, e que originou a descarga de efluentes no rio Lis.
A APA “implementou um plano de monitorização diária da água balnear costeira da praia da Vieira”, medida concretizada em articulação com as autoridades de saúde.
Na quarta-feira, a AdCL divulgou que a estação de Monte Real estava “temporariamente inoperacional devido a uma avaria nas bombas que compõem o sistema de elevação”.
Segundo a empresa, “foi acionado o sistema de descarga de emergência da estação, bem como da estação elevatória a montante (Serra de Porto do Urso)”, referindo que “estas descargas ocorrem, respetivamente, no rio Lis e numa vala de rega adjacente”.
Esta situação levou à interdição de banhos na Praia da Vieira, na Marinha Grande, onde desagua o rio Lis, e o município de Leiria desaconselhou atividades no troço do rio Lis a jusante de Monte Real, como captações para rega, banhos e pesca.