Agosto é há muitos anos o mês dos metais graves, uma tradição que é da responsabilidade do Gravíssimo. A caminho da 15ª edição, o festival de Alcobaça volta a convocar alguns dos mais reputados especialistas do universo das tubas, trombones e eufónios para uma programação constituída por formação para jovens músicos e espetáculos de alto nível para todos.
O calendário para este ano já é conhecido e inclui, entre 26 e 29 de agosto, a participação de nomes como Gene Pokorny, Anthony Caillet, Toby Oft, Mark Nightingale, European Tuba Trio, Telmo Marques, Bernardo Pinhal, além de Sérgio Carolino e Hugo Assunção, que assumem a direção artística.
A abertura será mesmo com os músicos Sérgio Carolino e Hugo Assunção, acompanhados por quarteto de cordas, num projeto original dirigido por Alberto Roque. O resultado é revelado no arranque de Gravíssimo, no dia 26 de agosto, no Claustro da Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça.
O mesmo espaço recebe no dia 27 o recital de solistas e jovens talentos, enquanto European Tuba Trio celebra o 20º aniversário do Museu do Vinho no dia 28 de agosto.
O encerramento de Gravíssimo é no dia 29 de agosto, no Claustro D. Dinis, no Mosteiro de Alcobaça. Em destaque vão estar o trombonista inglês Mark Nightingale e R’B & Mr. SC, numa noite jazz.
Outras informações estão disponíveis em www.gravissimofestival.com.