Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
nazaré

Plano Estratégico para o Porto da Nazaré em consulta pública até 9 de setembro

O plano incide sobre as áreas não afetas à pesca, agora sob gestão municipal, e integra também propostas de intervenção na área sob gestão da Docapesca.

FOTO: Denilson Andrade

A Câmara da Nazaré aprovou o Plano Estratégico do Porto de pesca local, documento que define as ações prioritárias para aquela infraestrutura e que se encontra em consulta pública até ao dia 9 de setembro, informou o município.

O Plano Estratégico do Porto da Nazaré “define a visão, missão e ações prioritárias para a valorização, requalificação e dinamização desta infraestrutura e da sua zona envolvente”, informou a autarquia após a aprovação do que considera ser “um documento estruturante”.

O plano incide sobre as áreas não afetas à pesca, agora sob gestão municipal, e integra também propostas de intervenção na área sob gestão da Docapesca, “num trabalho articulado para garantir um desenvolvimento ordenado, sustentável e inovador, capaz de responder aos desafios ambientais, sociais e económicos”, refere um comunicado da autarquia.

O documento, a que a agência Lusa teve acesso, assenta em três eixos estratégicos: proteger e valorizar, requalificar e inovar, e envolver e comunicar.

O plano propõe 20 ações prioritárias, repartidas pelos três eixos e que incluem a requalificação de acessos, pavimentos, redes de água, saneamento e energia; a criação de novas valências de lazer, comércio, investigação e turismo náutico; o reforço das condições de segurança, higiene e limpeza; e a proteção do sistema dunar, o restauro de ecossistemas e o combate à poluição.

A adoção de soluções tecnológicas e sustentáveis, integrando o conceito de “porto inteligente”, e a promoção da identidade cultural e integração da comunidade nas dinâmicas da infraestrutura são outras medidas.

O documento apresenta ainda fontes de financiamento no quadro do Portugal 2030, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do Fundo Ambiental, e do Programa LIFE, entre outros instrumentos que poderão vir a financiar a requalificação do porto e da sua envolvente.

“Este plano é um compromisso com o futuro da Nazaré”, afirma a Câmara, que assume, na nota à imprensa, o objetivo de que o Porto da Nazaré “seja uma referência nacional na economia azul e um espaço de qualidade para quem nele vive, trabalha ou visita”.

O documento está disponível para consulta pública até ao dia 11 de outubro aqui.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.