O candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara de Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, é novamente Rui Baltasar.
À agência Lusa, Rui Baltasar, reformado de 74 anos, disse que o programa eleitoral com que se apresenta a sufrágio passa por “agir e lutar por um melhor futuro” e para “dar resposta aos mais graves problemas do concelho”.
Entre esses problemas está “a falta de crianças e o seu desenvolvimento são, robusto e alegre”, referiu o cabeça de lista da CDU, coligação formada pelos partidos Comunista Português e Ecologista Os Verdes.
O candidato, que foi funcionário várias décadas do Partido Comunista, salientou também a importância de “melhorar as condições de saúde e bem-estar dos idosos”.
“O nordeste do distrito de Leiria é uma zona que faz parte do Pinhal Interior Norte, de forte desertificação”, declarou, defendendo que esta “realidade local precisa de ser vista”.
Notando que “trabalho, honestidade e competência é muito mais do que um ‘slogan’” da CDU, Rui Baltasar realçou que aquele “é uma síntese feliz e reconhecida pela obra feita nos municípios” onde a coligação está em maioria.
O cabeça-de-lista da CDU disse que um bom resultado eleitoral é o que a CDU obtiver, considerando que, desde logo, com a apresentação da coligação a eleições, se combate “a abstenção e a revenda de ideias de que são todos iguais e que um eleitor honesto e trabalhador não deve ir votar”.
“Nós trabalhamos em maioria, em minoria e fora dos órgãos do poder, temos propostas e soluções. Aqui, fomos retirados da participação do poder à força e com más leis do PS, do PSD e do CDS, que restringiram a participação das pessoas, restringiram a democracia”, declarou Rui Baltasar, antecipando que “um bom resultado virá no futuro”.
O militante comunista, natural e residente no concelho de Alcobaça, que se assume como “um velho soldado do 25 de Abril que ainda está em luta pela democracia”, participou no “apoio ao 16 de Março, no 25 de Abril” e, após a revolução, “no Movimento de Jovens Amigos no Exército” e “no combate à ofensiva contrarrevolucionária de 1975”.
“No que respeita à Castanheira de Pera, participei na mitigação dos estragos feitos pela política da CEE [Comunidade Económica Europeia], apontando caminhos do aumento da formação para os jovens, diversificação económica e aproveitamento da bacia de Ribeira de Pera para o turismo”, acrescentou, referindo ter aceitado o desafio de ser recandidato porque é preciso “avançar com a democracia, com democratas e não o seu contrário”.
O candidato da CDU à Assembleia Municipal de Castanheira de Pera é, novamente, António Rodrigues.
Nas eleições autárquicas de 2021, a candidatura socialista, liderada por António Henriques, recandidato ao cargo, ganhou o município aos sociais-democratas por meia centena de votos. PS e coligação PSD/CDS-PP conseguiram, cada um, dois eleitos, enquanto o movimento independente “Mudar Castanheira 21” alcançou um mandato.
São também candidatos Pedro Barjona (PSD/CDS-PP) e João Pela (Chega).