Cinco aldeias – Torneira, Romão, Agria, Marroquil e Sobreiro – já foram evacuadas em Pedrógão Grande, como forma de prevenção face ao avançar do fogo que deflagrou durante esta tarde em duas freguesias do concelho.
Segundo Carlos Guerra, comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, a situação está a ser avaliada ao minuto, sendo que as cinco aldeias foram evacuadas “por uma questão de prevenção”.
Mais de 600 operacionais estão neste momento a combater as chamas no concelho de Pedrógão Grande. A prioridade atual, frisa o comandante, é fazer a defesa das habitações. Só depois do perímetro das habitações estar assegurado é que os bombeiros vão arrancar com um “combate musculado”, o qual ainda não houve possibilidade de fazer.
Os habitantes das aldeias evacuadas foram encaminhados para o pavilhão municipal, tendo sido criada uma zona de concentração e apoio à população com a colaboração da Cruz Vermelha e da Segurança Social, adiantou Carlos Guerra, acrescentando que estão também equipas do INEM no local, prontas para assistir quem necessitar.
Até ao momento, não há nenhuma vítima a registar, assegurou.
Os dois fogos que estão hoje a consumir floresta em Pedrógão Grande e na freguesia da Graça, também em Pedrógão Grande, chegaram a atingir o concelho da Sertã, mas o incêndio foi já extinto.
Às 19 horas deste sábado, Carlos Guerra adiantou que o principal problema é a interação que está a existir entre os dois incêndios que arrancaram de forma “muito violenta”.
“Espera-nos muito trabalho [ao longo da noite], porque o incêndio tem uma violência muito grande”, frisou, explicando que está a ser preparado um grupo para as operações noturnas, que irão arrancar com força para conseguir extinguir o incêndio.