O Dia Mundial da Música é comemorado em Leiria com um concerto especial, que inclui uma homenagem especialmente preparada para lembrar Carlos Paredes, figura incontornável da música nacional que, se fosse vivo, completaria em 2025 cem anos.
No dia 1 de outubro (21h30, 5 euros), as orquestras Ars Lusitanae e a Camerata de Cordas de Leiria sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva para lembrar o legado do histórico mestre da guitarra portuguesa, tanto a obra musical como a luta cívica pela liberdade, justiça e paz.
Esta homenagem a Carlos Paredes conta com a participação especial do também guitarrista Ricardo Parreira como solista e da Orquestra de Violinos do Instituto Jovens Músicos. A direção está a cargo dos maestros Alberto Roque e Ricardo Monteiro.
No Dia Mundial da Música, serão reinterpretadas algumas das obras mais icónicas de Carlos Paredes, sob direção de Alberto Roque. Com Ricardo Monteiro a dirigir, o programa do concerto dará também continuidade ao ciclo da integral das sinfonias de Mozart que a Ars Lusitanae iniciou em janeiro deste ano 2025. Em destaque estará a nº5. A celebração contempla a estreia absoluta da obra “Pocket Variations” de Sérgio Azevedo, composta para este concerto, sobre o tema “António Marinheiro” de Carlos Paredes. Será ainda interpretado “Suite em estilo antigo”, de Sérgio Azevedo.