A conferência “Habitação: diagnóstico e soluções”, promovida pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA, reúne um conjunto de especialistas, autarcas, promotores e representantes da construção civil para discutir um dos maiores desafios económicos e sociais da atualidade.
Uma intervenção de Fernando Santo, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros, sobre “As causas da crise da habitação”, marca o início das intervenções, pelas 14h30 do dia 25 de setembro, no Hotel Eurosol, em Leiria.
De seguida, Ricardo Guimarães, diretor da revista Confidencial Imobiliário, apresenta “A situação do distrito de Leiria”, onde a procura, a escassez de oferta e os preços tornam o acesso à casa própria ou ao arrendamento uma tarefa difícil para jovens e famílias.
A conferência prossegue com uma reflexão sobre “As respostas das autarquias”, a cargo de João Barroso Soares, antigo presidente da Câmara de Lisboa, que traz a sua experiência sobre políticas locais para atenuar o problema.
Após a pausa para café, o encontro foca-se no “Contributo da construção industrializada” como alternativa para acelerar a oferta de habitação. Numa mesa-redonda, moderada por Sandra Macedo (Câmara de Leiria), intervêm Pedro Carvalho (NOV Construções), Luís Pouseiro (Vigobloco), Tiago Marto (Transfor) e José Manuel Gregório (Fractus).
A seguir, é a vez de ouvir “A visão dos promotores e proprietários”, numa mesa-redonda moderada por Francisco Rebelo dos Santos, com a participação de João Paulo Sobreira (Remax Grupo Visão) e Jaime Grosso (Imogrosso), onde se discutirão os desafios do mercado imobiliário e as perspetivas de investimento.
O encerramento caberá a Fernando Santo, que apresentará “As conclusões e proposta de soluções”. Por fim, a conferência conta com a intervenção de Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, que encerra os trabalhos.
As inscrições são gratuitas e deve ser feitas neste formulário, através do e-mail marketing@regiaodeleiria.pt ou do telefone 244 819 950.
Programa
- 14h30: Receção aos participantes
- 14h45: Boas-vindas, com Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA
- 15h00: As causas da crise da habitação, com Fernando Santo, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros
- 15h25: A situação no distrito de Leiria, com Ricardo Guimarães, diretor da revista Confidencial Imobiliário
- 15h45: As respostas das autarquias, com João Barroso Soares, antigo presidente do Município de Lisboa
- 16h15: Pausa para café
- 16h30: Mesa-redonda – “O contributo da construção industrializada”, com moderação de Sandra Macedo, arquiteta e diretora do departamento da CM Leiria, Pedro Carvalho, administrador da NOV Construções, Luís Pouseiro, diretor de Operações da Vigobloco, Tiago Marto, fundador e CEO da Transfor, e José Manuel Gregório, fundador da Fractus
- 17h15: Mesa-redonda – “A visão dos promotores e proprietários”, com moderação de Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, João Paulo Sobreira, administrador da Remax Grupo Visão, e Jaime Grosso, administrador da Imogrosso
- 17h45: Conclusões e proposta de soluções, com Fernando Santo, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros
- 18h10: Encerramento, com Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação