Uma fuga numa conduta de gás num prédio de habitação causou esta manhã um ferido grave.
O alerta para a ocorrência foi dado pelas 9h11, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, num edifício habitacional, com quatro andares, na rua Dr. Arnaldo Cardoso e Cunha, após uma intervenção de rotina para manutenção na caixa de gás, no exterior do imóvel.
Segundo alguns moradores, “ouviu-se um estrondo grande pelas 9 horas” e, quase de imediato, os habitantes saíram para o exterior pela zona de garagens, uma vez que a entrada principal do prédio estava interdita, devido às chamas e calor resultante da fuga de gás. Os Sapadores de Leiria também auxiliaram na evacuação do prédio.
Os vidros de várias janelas do prédio ficaram danificados, assim como a fachada do prédio, e as chamas atingiram diretamente o imóvel existente no rés do chão.




Ao longo de 50 minutos, os elementos dos Bombeiros Sapadores de Leiria trabalharam para diminuir a chama resultante da fuga de gás, “com combate direto”, situação que foi rapidamente extinta assim que o técnico da companhia de gás chegou ao local e cortou a ligação, explicou o sub-chefe 1ª classe Pragosa, dos Sapadores de Leiria.
Concluídos os trabalhos de combate às chamas e controlada a fuga, os Sapadores de Leiria continuaram no local para avaliar os níveis de gás no interior do edifício e a proceder à correta ventilação do espaço.
A vítima, o técnico que se encontrava a trabalhar na manutenção da caixa de gás, foi transportado ao hospital de Leiria, em estado grave.
No local estiveram 12 elementos, entre bombeiros Sapadores de Leiria, PSP e INEM, com cinco veículos.