Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde Exclusivo

Júlio Machado Vaz: “Controlar as doenças neurodegenerativas seria um grande passo para a humanidade”

Os tempos não vão fáceis para ninguém e olhar para a frente com confiança não é fácil. O psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz admite que no próximo quarto de século seria decisivo controlar as doenças neurodegenerativas, mas está bastante descrente quanto ao sexo que se faz – e não se faz

FOTO: João Ribeiro

O seu último livro tem por título ‘Outonecer’ e tem a ver com envelhecimento, no fundo também com esperança de vida. Acha que vamos continuar a aumentar a esperança de vida nos próximos 25 anos?
Acho, porque a Medicina tem evoluído muito, mas mesmo muito, muito. E vai continuar a evoluir de modo que até não podemos prever, mas se conseguíssemos controlar as doenças neurodegenerativas isso teria muito impacto na esperança de vida. Seria um grande passo para a Humanidade. Porque nós comparamos bem com os nórdicos na esperança de vida, não comparamos bem é na qualidade. Os últimos dez anos de vida das pessoas são ainda muito diferentes em Portugal do que são nos países nórdicos, por exemplo. Para pior, evidentemente.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.