“Leiria, Marcha!” e é apresentada como um “momento de luta e resistência, e uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre as discriminações, violências e ódio crescentes que a comunidade LGBTQIAP+ enfrenta”.
É desta forma que os promotores da marcha a descrevem. Com arranque previsto para as 15h30 deste domingo, dia 21, a iniciativa arranca no Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, prevendo-se que termine na Praça Rodrigues Lobo.
Trata-se de “uma marcha pacífica, ativista, defensora dos direitos humanos das pessoas LGBTQIAP+ de Leiria. Representamos inclusão, respeito, empatia, visibilidade e marchamos contra todas as formas de discriminação”, referem os promotores.
Esta será a 5 ° Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria, organizada pela pelo Movimento LGBTI Leiria, o grupo de Leiria da Amnistia Internacional e as Associações de Estudantes da ESTG, ESSLEI e ESECS do Politécnico de Leiria. A marcha conta igualmente, adiantam os organizadores, com o apoio institucional da Câmara de Leiria.
“A manifestação é aberta a todas as pessoas que defendem os direitos humanos e igualdade e equidade, independentemente da orientação sexual, identidade de género, etnia, religião ou outras características”, reforça a organização.