A partir de 15 de setembro, o serviço de transportes urbanos Chita vai passar a servir mais quatro freguesias do concelho de Alcobaça: Aljubarrota, Bárrio, Maiorga e Évora de Alcobaça. A medida de reforço da mobilidade resulta de uma parceria entre a Câmara, a Rodoviária do Oeste e a OesteCIM, em articulação com as juntas de freguesia.
A rede urbana de transportes passa, assim, a ter duas linhas. A Linha Pedro liga a cidade de Alcobaça às freguesias de Aljubarrota, Bárrio, Évora de Alcobaça e Maiorga “criando um eixo de mobilidade entre a cidade e as localidades vizinhas”.
Já a Linha Inês “percorre o perímetro urbano da cidade de Alcobaça, iniciando-se no centro e passando por zonas residenciais, áreas comerciais, escolas, equipamentos culturais e serviços públicos”. Este percurso foi agora alargado, “aumentando a maior cobertura, facilitando o quotidiano de centenas de utilizadores”, salienta a autarquia.
Para o presidente da Câmara, este alargamento representa “mais um passo para tornar Alcobaça um concelho mais próximo, sustentável e inclusivo”. “Queremos facilitar a vida das pessoas, garantir um transporte acessível e de qualidade e reforçar a ligação entre freguesias e cidade”, acrescenta Hermínio Rodrigues.
Os veículos do Chita são “100% elétricos, promovendo uma opção de transporte mais sustentável e amiga do ambiente”. A viagem é gratuita para quem tem o Passe M. Caso não tenha, o custo do bilhete é de 1,20 euros.