Tal como aconteceu em 2021, a noite deste domingo volta a ser de celebração para a coligação PSD/CDS – PP, “Ourém Sempre”, que consegue mais uma maioria absoluta na Câmara Municipal de Ourém e alcança a vitória em todas as freguesias do concelho.
Luís Albuquerque, que irá liderar o executivo naquele que é o seu terceiro mandato diz, em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, que “é uma vitória expressiva, consolidada e inteiramente merecida”.
“É um reconhecimento da população do nosso concelho”, afirma, salientando que a coligação conseguiu, pela primeira vez, ganhar todas as freguesias.
Embora a coligação tenha perdido um vereador, Luís Albuquerque sublinha que o resultado é “expressivo” e, quando comparado com as eleições legislativas de maio, representa um acréscimo da percentagem de votos.
Nestas autárquicas, a contagem em Ourém terminou com um vereador eleito pelo Chega, alcançando 15,51% dos votos, mais 2.433 votos face às autárquicas de 2021.
Já o PS, manteve a eleição de um vereador, não conseguindo eleger mais em relação há quatro anos. Daniel Ribeiro, do PS, justifica este resultado com a “turbulência” registada durante a campanha eleitoral do partido. “Era o resultado pretendido. Estou satisfeito na medida em que mantivemos a vereação”, nota.
Além disso, frisa, “elegemos vereadores para assembleias de freguesias que não tínhamos”, que foram as freguesias às quais apresentaram candidatura: Cercal, Olival, Nossa Senhora da Piedade, Seiça e Fátima. Esta última numa coligação entre PS e PAN.