As cerimónias fúnebres de Álvaro Laborinho Lúcio decorrerão este sábado, dia 25, em Coimbra e na Nazaré, a terra natal do antigo ministro da Justiça.
A cerimónia religiosa realizar-se-á na igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, pelas 11 horas, e será presidida por Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.
De seguida, o corpo seguirá para a Nazaré, onde deverá chegar pelas 14h30, seguindo-se um cortejo que passará por vários pontos da vila, permitindo à população prestar a sua homenagem.
Ao chegar à Nazaré, saindo da A8 em Valado dos Frades, o cortejo ruma a sul, percorrendo a EN242 (passando pelo Casal da Horta) até ao cruzamento da avenida Vieira Guimarães.
Desce até à Marginal, virando a norte, percorre a avenida da República até à praça Sousa Oliveira e segue em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.
Aí terá lugar uma cerimónia simbólica, pelas 15 horas, informa a autarquia, que decretou luto municipal pelo “filho ilustre, homem de justiça, cultura e cidadania, cuja vida pública e exemplo de integridade muito dignificaram a Nazaré e o país”.
Depois, a cerimónia prossegue para o cemitério da Pederneira, onde decorrerá o sepultamento, previsto para as 16h30.
O Município da Nazaré “endereça as mais sentidas condolências à família e aos amigos, unindo-se à comunidade nazarena neste momento de profundo pesar e homenagem”, partilhou na sua página, em nota de pesar.
Álvaro Laborinho Lúcio nasceu na Nazaré a 1 de dezembro de 1941 e faleceu ontem, dia 23, aos 83 anos.
(Atualização no dia 24 de outubro, pelas 12h10, com correção do percurso)