Como é que deve ser feito o registo das propriedades rústicas e mistas no BUPi? Qual a importância desta plataforma? Que desafios locais existem? Estas três perguntas norteiam a conferência do próximo dia 23 de outubro, organizada pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA e pela Caixa de Crédito de Leiria.
A iniciativa acontece no Teatro Municipal de Ourém e procura esclarecer todos os interessados sobre o funcionamento do BUPi, bem como ouvir as perspetivas dos proprietários dos terrenos – desde particulares a empresas e instituições.
A conferência arranca às 14h30 com intervenções de Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, Luís Albuquerque, presidente do Município de Ourém, e Jorge Cova, presidente da Caixa de Crédito de Leiria.
Ao longo do dia, haverá cinco intervenções sobre: “A história e os objetivos do BUPi”; “Legitimidade; documentos e procedimentos de registo”; “Consequências da divergência da realidade vs declarado na georreferenciação”; “Uma garantia para todas as partes” e “Os desafios locais no registo das propriedades”.
Segundo a organização, a conferência acontece em Ourém, porque é o concelho que se encontra “muito abaixo da média nacional e da região, no registo das matrizes georreferenciadas”, revelam dados da eBUPI.
A participação na conferência é gratuita, mas carece de inscrição através do email marketing@regiaodeleiria.pt ou do contacto 244 819 950. Também existe um formulário online para concretizar a inscrição: https://forms.gle/CaLc8C9LvF8DAs4g7.
