Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

Gonçalo Lopes destaca “resultado histórico” alcançado pelo PS em Leiria

“Hoje, os leirienses falaram com clareza. Disseram que querem continuar este caminho”, sublinhou o presidente reeleito, no final da noite eleitoral.

Gonçalo Lopes foi recebido com ovação no final da noite, no Mercado Santana FOTO: Joaquim Dâmaso

“Ganhámos em quase todas as freguesias, menos numa [Bidoeira de Cima]. Foi o maior número de votos alguma vez alcançado pelo PS em autárquicas”, destacou Gonçalo Lopes no final da noite eleitoral, reportando-se à votação para a Câmara de Leiria.

Para o candidato, reeleito pela segunda vez com maioria absoluta, o PS conquistou um “resultado histórico”, que se traduziu em 37.069 votos (54,11%) dos votos (mais 5.411 votos do que em 2021), apesar da perda de um de oito vereadores para o Chega.

Os resultados indicam ainda a eleição de 16 deputados socialistas à Assembleia Municipal (menos dois do que no mandato cessante), enquanto o PSD mantém nove mandatos e o CDS-PP um, o Chega passa a ter cinco representantes (mais três) e a Iniciativa Liberal dois (mais um). Em contrapartida, o BE, que concorreu nestas eleições em Leiria em coligação com o Livre e o PAN (coligação Avançar Leiria) perdeu o seu único deputado, assim como a CDU.

No que toca às freguesias, que passaram de 18 para 20 com a desagregação das uniões de Monte Redondo e Carreira e de Souto da Carpalhosa e Ortigosa, o PS “canta” vitória em 17, tendo “recuperado” as duas últimas para os socialistas. Perdeu, no entanto, a União de Freguesias de Parceiros e Azoia para o PSD, que voltou a ganhar na Bajouca e em Bidoeira de Cima.

Rondavam as 23h30, já os resultados do concelho estavam apurados, quando Gonçalo Lopes – que não marcou presença na sede de campanha – foi recebido efusivamente por dezenas de militantes e apoiantes no Mercado Santana, afirmando-se convicto de que os leirienses “falaram com clareza”, “confiaram em nós” e “querem continuar este caminho”.

“Esta é a vitória da humildade. A vitória do trabalho sobre o ruído, da verdade sobre a demagogia, da proximidade sobre o populismo”, afirmou no seu discurso, em que também enalteceu a participação de oito candidaturas à Câmara de Leiria. “É um sinal forte de vitalidade democrática e de pluralidade”, frisou, prometendo “honrar cada voto com trabalho, com resultados e com verdade”.

Notícia corrigida com indicação da única freguesia do concelho (Bidoeira de Cima) onde a votação no PS para a Câmara de Leiria foi inferior à do PSD


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados