É com o objetivo de “cuidar das pessoas, desenvolver o concelho e cumprir o programa” eleitoral apresentado, “de continuidade e progresso centrado nas pessoas”, que o novo executivo camarário da Câmara de Leiria promete trabalhar nos próximos quatro anos, reivindicando no país a importância que Leiria tem dado.
A mensagem foi deixada esta noite, por Gonçalo Lopes, presidente reeleito, com maioria, para a Câmara de Leiria, na cerimónia de tomada de posse dos eleitos autárquicos para o mandato de 2025/2029.
O autarca agradeceu o “voto de confiança” “claro” dado pelos leirienses, ao “dar continuidade a um projeto, que tem transformado o concelho e melhorado a vida das pessoas” e prometeu que o novo ciclo terá como prioridade “garantir estabilidade”, de modo a que “os projetos estruturantes não parem, que as obras em curso avancem e que os compromissos assumidos aos leirienses continuem a dar direção e sentido à nossa ação, mesmo quando o ruído procura desviar-nos do essencial”.
“Assumo aqui solenemente o compromisso de cuidar, desenvolver e cumprir. De cuidar das pessoas, desenvolver o concelho e cumprir o programa, que apresentámos aos leirienses, de continuidade e progresso, centrado nas pessoas”, disse Gonçalo Lopes, anunciando algumas das medidas que quer realizar nos próximos anos. A construção de 500 novas habitações a custos controlados até 2030, o reforço do programa municipal de apoio ao arrendamento, projetar o Metrobus, concluir o terminal intermodal e reforçar a ligação entre freguesias com mobilidade mais sustentável e integrada foram algumas das ideias deixadas.
O fortalecimento da rede de cuidados de proximidade, com a construção de mais centros de saúde, a continuidade do projeto Bata Branca, o alargamento do sistema de videovigilância, a criação da polícia municipal e o reforço de meios junto das forças de segurança foram outras promessas mencionadas.
“O desenvolvimento de Leiria exige voz firme e presente junto do governo. Continuaremos, por isso, a ser voz de Leiria nas instâncias nacionais, a revindicar investimento que é exigido nesta região, na saúde, mobilidade, segurança e mobilidade, e que sustenta o nosso crescimento. Leiria tem dado muito ao país e é tempo do país dar mais a Leiria”, realçou Gonçalo Lopes.
“Ser presidente de Câmara é servir pessoas e é com as pessoas e para as pessoas que continuaremos a construir Leiria, um concelho mais justo, mais humano e mais preparado para o futuro”, concluiu.







Recorde-se que o PS venceu as eleições autárquicas, alcançando sete mandatos: Gonçalo Lopes, Anabela Graça, Ricardo Santos, Carlos Palheira, Ana Valentim, José Cunha e Luís Lopes. O PSD elegeu três – Sofia Carreira, Nuno Serrano e Luísa Gonçalves – e o Chega elegeu um, Luís Paulo Fernandes.
Durante a sua intervenção, Gonçalo Lopes aproveitou para agradecer a todos os vereadores, da oposição incluídos, que terminaram as suas funções, assim como aos presidentes de junta que deixaram os cargos, e saudou os recém eleitos.
Além do executivo municipal, também os deputados municipais e presidentes de junta tomaram posse.
Foi ainda eleita a mesa da Assembleia Municipal, que será presidida por Acácio Sousa e tem como secretários José Alves e Célia Afra, todos eleitos pelo PS. A única lista apresentada para a eleição da mesa teve 36 votos a favor, 14 brancos e um nulo.
Para a Assembleia Municipal, os socialistas obtiveram 16 eleitos, enquanto o PSD nove e o Chega cinco. Já a Iniciativa Liberal tem dois eleitos e o CDS-PP um.
Os socialistas lideram também 17 das 20 juntas de freguesia do concelho, com as outras três a ficar com o PSD.