Um homem de 57 anos foi detido na terça-feira, 21 de outubro, para cumprimento de uma pena de prisão efetiva de um ano e três meses, pela prática dos crimes de desobediência e condução perigosa de veículo rodoviário.
De acordo com a PSP, no dia 9 de agosto de 2022, o suspeito participou num acidente de viação na Marinha Grande e abandonou o local, tendo mais tarde sido detido por aquela força de segurança.
“Ao ser sujeito ao teste qualitativo de alcoolémia, o mesmo acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 4,26 g/l, tendo sido conduzido à esquadra [da PSP] da Marinha Grande”, explica a mesma fonte, em comunicado.
Realizado novo teste de despistagem de álcool, o aparelho indicou uma TAS de 4,99 g/l o que, deduzido o erro máximo admissível, ficou anotado como 3,68 g/l.
Foi-lhe então dada “voz de detenção pela prática de um crime de condução em estado de embriaguez por reputação de flagrante delito”.
No mesmo dia, a PSP apurou que o veículo conduzido pelo homem tinha sido apreendido, a 7 de agosto de 2022, pela GNR de Pataias, “por não ser possuidor do certificado do seguro obrigatório válido, tendo sido ainda interveniente em acidente de viação”.
Na sequência desse incidente, o suspeito acusou uma TAS de 4,232 g/l.
“Após ter sido condenado, por decisão transitada em julgado em 18 de junho de 2025, foi possível dar cumprimento ao mandado de detenção emitido para o efeito”, acrescenta a PSP.
O indivíduo está no Estabelecimento Prisional de Leiria a cumprir a pena.