O campo, próximo do centro de lançamentos, no estádio municipal da Marinha Grande, é o espaço escolhido para um primeiro treino de flag football, este sábado, dia 25, a partir das 15 horas.
O flag football é uma variante de futebol americano, que consiste num jogo, sem contacto físico intenso, cujo objetivo é avançar no campo através de jogadas ofensivas. Em vez de derrubar o adversário para parar a jogada, os jogadores têm de puxar uma fita (“flag”) presa à cintura do atleta que transporta a bola.
André Rocha, de Leiria e antigo jogador, é um dos promotores da iniciativa. “O objetivo do treino de sábado é perceber se aparecem alguns jogadores interessados” em praticar a modalidade e ver a dimensão que o grupo pode alcançar nesta primeira fase.
Este não é o primeiro treino do género. Em fevereiro passado, um grupo de jogadores encontrou-se nos Pousos, Leiria, para um treino. É lá que têm decorrido também os treinos da seleção nacional da modalidade.
André Rocha, que tem experiência como jogador, na posição de tackle, e treinador de futebol americano, dedicou-se nos últimos anos ao flag football. Ajudou a criar a equipa do Torreense Defenders, como jogador/mentor dos novos atletas, e quer agora dinamizar uma equipa na região de Leiria.
O trabalho está a ser preparado em concordância com Pedro Esteves, presidente da Federação Portuguesa de Futebol Americano, no sentido de encontrar um clube a quem se possa associar e ter as condições mínimas para treinos dos futuros atletas. Só em 2025 já surgiram cinco equipas.
“Voltou o bichinho de continuar com o sonho de criar algo aqui na nossa zona e agora com o apoio do Pedro [Esteves] e outras pessoas, pretendo tentar trazer o flag football para a nossa região”, explica André Rocha, de 36 anos.
Para o treino deste sábado, é recomendado o uso de roupa desportiva e chuteiras (preferencialmente).