Após os resultados das eleições autárquicas, o candidato do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN), Nuno Barroso, fez um balanço crítico da participação do seu partido, admitindo que os resultados “ficaram aquém do esperado”. Barroso manifestou respeito pelos vencedores e reafirmou o compromisso do ADN com a construção democrática local.
“Glória aos vencedores e honras aos vencidos”, afirmou Barroso, cumprimentando expressamente o presidente reeleito da câmara: “Os melhores parabéns para a reeleição do Gonçalo Lopes, do senhor presidente”.
O candidato do ADN reconheceu as dificuldades enfrentadas durante a campanha. “Tivemos muitos problemas na campanha, como vocês sabem. Os cartazes foram quase todos tirados. Portanto, houve um boicote”, sustentou, acrescentando que “e esta situação final é de lamentar”, referindo-se ao recente caso que envolveu uma agressão em plena via pública.
Apesar do desempenho abaixo das expectativas, Barroso mostrou-se determinado em continuar o trabalho político. “Foi mau, mas, de qualquer das maneiras, cá estamos firmes no sentido de contribuir para a construção, semeando o futuro com esperança e otimismo”, afirmou, lembrando que o ADN é “um partido muito pequeno” e que esta foi “basicamente a primeira vez” que se apresentou a eleições autárquicas.
O ADN não conseguiu eleger qualquer vereador nos municípios onde concorreu, mas o seu líder local promete manter a atividade política com vista às próximas eleições.