O socialista Ricardo Fernandes renovou pela terceira e última vez a maioria na Câmara Municipal do Bombarral, conseguindo manter quatro eleitos no executivo camarário (48,64%, 3.333 votos). O PSD, que teve o atual presidente da Assembleia Municipal Élio Leal como cabeça-de-lista e que desta vez foi coligado com o CDS e IL, viu alargar a diferença eleitoral de 186 para 899 votos, mantendo, todavia, os três vereadores.
Já quanto à Assembleia Municipal, o PS venceu novamente – sem maioria – com a ex-deputada e ex-secretária de Estado Margarida Marques, conseguindo desta vez 10 mandatos, mais um que em 2021. A coligação PSD/CDS/IL ficou com oito (menos dois) e o Chega duplicou os mandatos, passando a ter dois eleitos, enquanto que a CDU permanece com um deputado municipal.
Não se verificaram alterações nas presidências das juntas: PS garantiu Bombarral/Vale Côvo e Roliça, já a coligação de direita lidera no Pó e Carvalhal. À semelhança de 2021, os votos da oposição vão determinar na escolha do próximo presidente deste órgão municipal.
Paulo Ribeiro