Portugal venceu, esta quarta-feira, a Moldávia em jogo a contar para o Europeu de futsal masculino sub19. O pombalense Rodrigo Monteiro voltou a destacar-se, ao marcar três golos, tal como tinha frente no jogo com a Ucrânia.
Com o primeiro lugar no grupo e a passagem às meias finais do Europeu garantidos, Portugal queria assegurar a vitória para conseguir o pleno de triunfos nesta primeira fase da competição.
Num jogo em que teve domínio absoluto de Portugal, a vantagem chegou logo no segundo minuto, graças a uma grande penalidade transformada com êxito por Afonso Mourinha.
Tomás Nogueira, o mais jovem da equipa nacional, com apenas 17 anos, ampliou a vantagem portuguesa, em resposta a um canto. Depois foi Rodrigo Monteiro, nº13 da seleção nacional, a faturar de cabeça, após defesa incompleta do guarda-redes moldavo.
O atleta de 19 anos, que esta temporada vai representar o Ferreira do Zêzere na I Liga, voltaria a marcar antes do intervalo, aos 19 minutos, deixando a ameaça de novo hat-trick na competição, que viria a confirmar-se na segunda parte [aos 28 minutos], fase em Portugal fez mais seis golos. António Pereira, Tomás Nogueira, Martim Castela (x2) e Eduardo Tchuda foram os restantes marcadores.
Portugal termina a fase de grupos com nove pontos, três vitórias, 20 golos marcados e apenas um sofrido
Na meia-final, agendada para sexta-feira, dia 3, Portugal vai defrontar a Eslovénia, segundo colocado do Grupo B, depois de ter perdido por 2-6 com a Espanha, esta quarta-feira. Será uma reedição das meias-finais de 2023.
O primeiro objetivo da seleção nacional sub19 de futsal foi alcançado. Portugal terminou a fase de grupos na primeira posição.
Depois de, em 2023, Andriy Dzyalo, formado no CCR Telheiro e jogador do Sporting, se ter sagrado campeão europeu sub19, agora é Rodrigo Monteiro quem persegue o mesmo sonho.
No arranque da prova, Portugal venceu Itália por 7-1, com o pivot, formado no Núcleo SCP Pombal, que esta temporada se transferiu da Burinhosa para o Ferreira da Zêzere, a marcar um dos golos.
No confronto com a Ucrânia, o jogador, de 19 anos, foi decisivo e marcou três dos quatro golos do encontro (0-4), tornando-se no jogador nacional mais eficaz da seleção nacional sub19 de futsal (com quatro golos) e da competição, ao fim de duas jornadas.