Além do Centro de Artes Villa Portela e de “Sonho manifesto!”, há mais arte contemporânea para ver em Leiria a partir desta sexta-feira. Joana Vasconcelos, Ana Vidigal, Filipa César, Francisco Trêpa, Nú Barreto, Sara Bichão, Susanne Themlitz ou também os leirienses Rita Gaspar Vieira, Nuno Sousa Vieira e Tiago Baptista são alguns dos artistas plásticos de referência representados na exposição “Um olhar itinerante – obras da coleção da Fundação PLMJ”, patente nas várias salas do Banco das Artes Galeria, a partir deste dia 17 de outubro (com inauguração às 18h30).
Fruto da parceria entre o município de Leiria e a Fundação PLMJ, a exposição apresenta 50 obras de diferentes linguagens e várias gerações de artistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com curadoria de João Silvério.
Segundo informação da Câmara de Leiria, esta mostra traça um “olhar itinerante” sobre o vasto território percorrido pela Fundação e promove uma “itinerância do olhar” entre as novas gerações de artistas contemporâneos, assumindo-se como um convite e um desafio para o visitante construir o seu próprio percurso.
A Fundação PLMJ foi criada há mais de 20 anos por iniciativa da sociedade de advogados PLMJ (A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e associados), com fins artísticos, educativos, científicos, editoriais, especialmente na área das artes plásticas. O seu acervo reúne acima de 1.400 obras de mais de 500 artistas.
“Um olhar itinerante – obras da coleção da Fundação PLMJ” pode ser visitada no centro de Leiria até 5 de abril de 2026.