E se for possível transformar folhas em farinha, flores em geleias e ervas do quintal em infusões cheias de sabor? No Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), a natureza vai ser o ingrediente principal de uma tarde dedicada à descoberta — e à experimentação. É já dia 25 de outubro, em São Jorge, Porto de Mós.
Na tarde de 25 de outubro, o CIBA recebe Fernanda Botelho, “especialista e reconhecida autora na área das plantas medicinais e comestíveis”, anuncia o CIBA, para levar a cabo um workshop que promete abrir novos horizontes sobre aquilo que cresce à nossa volta — e que tantas vezes ignoramos.
Durante a atividade, os participantes vão aprender a transformar folhas desidratadas em farinha verde e nutritiva, a usar ervas comuns em sopas e infusões, e até a dar protagonismo às flores ornamentais em doces, geleias e guarnições. De acordo com a organização, cada participante terá oportunidade de experimentar, misturar, provar e levar para casa os resultados do que criar.
Antes de pôr as mãos na massa, os inscritos são convidados a viajar no tempo com uma visita guiada ao Campo da Batalha de Aljubarrota, entre as 10h45 e as 12h45.
O workshop decorre entre as 14 e as 17 horas, e é aberto a todos os curiosos a partir dos 16 anos. A inscrição é obrigatória e tem o custo de 10 euros, valor que inclui a visita ao CIBA. Para participar, basta enviar um email para info.geral@fundacao-aljubarrota.pt Os organizadores recomendam que cada participante traga dois a três frascos de boca larga (250 ou 500 g), vinagre e mel — essenciais para algumas das experiências previstas.