A Biblioteca Municipal de Alcobaça foi palco, no dia 25 de outubro, da apresentação do livro “Judeus, Tragédia e Esperança. De Budapeste a Israel (1944-1948)”, da autoria de Pedro Cantinho Pereira, seguida do debate “Construir a Paz em Tempos de Conflito”, promovido pelo Centro Qualifica de Cister.
Na sua intervenção, o autor destacou o papel dos diplomatas portugueses Carlos Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho, que em Budapeste, durante a 2ª Guerra Mundial, salvaram centenas de judeus perseguidos. Defendeu ainda o reconhecimento internacional de Teixeira Branquinho como Justo entre as Nações, tal como já sucedeu com Sampaio Garrido.
O debate contou com a participação ativa dos alunos Daniela Luís, Ketily Silva, Tomás Dourado e Gabriel Santos, que refletiram sobre a construção da paz na escola e na comunidade, com particular atenção ao atual conflito em Gaza. Também intervieram Francisca Quitério, estudante do Instituto Superior Técnico, e Kevin Carreira Soares, historiador.
A iniciativa reuniu professores, alunos e comunidade, num momento de diálogo e partilha sobre o papel da educação na promoção da paz. Estiveram presentes, entre outros, a vereadora da Educação e Cultura, Paula Malojo, a presidente do Conselho Geral, Ana Luísa Bernardo, a diretora do Agrupamento de Escolas de Cister, Manuela Lourenço, e a coordenadora do Centro Qualifica, Anabela Luís.
Carlos Carvalho
Centro Qualifica de Cister