Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Artista de Porto de Mós cria obra em homenagem às mulheres vítimas de violência doméstica

Peça contém 24 rosas, que representam as 24 mulheres que morreram desde o início do ano vítimas de violência doméstica.

“Nem tudo são rosas” é a mais recente obra de Rui Basílio, criada para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, comemorado ontem em todo o país.

A obra, composta por uma pedra central onde estão dispostas 24 rosas vermelhas, pretende lembrar cada uma das mulheres que, desde o início do ano, perdeu a vida devido a um crime de violência doméstica.

Quando regadas, as rosas revelam a silhueta de uma mulher: “uma representação simbólica da dor que permanece escondida até ser reconhecida”, explica o artista de Porto de Mós citado em comunicado.

“Enquanto houver mulheres a sofrer e a perder a vida às mãos da violência, este dia continua a ser de extrema importância. Há muito tempo que estou sensibilizado para este tema, mas este ano ver os números deixou-me com um sentimento de revolta, que me levou a criar esta obra”, frisa o artista plástico, explicando que a intenção da obra era poder “personificar a dor” daquelas mulheres, que “tantas vezes passa despercebida e precisa de alguém para a revelar”.

“Com esta peça, junto-me a esta causa e lanço um apelo: que a violência seja erradicada, seja ela contra mulheres, homens ou qualquer outra pessoa”, salienta Rui Basílio.

Além de um manifesto e ato de sensibilização, “Nem tudo são rosas” também vem reforçar “a urgência de manter o tema da violência doméstica no centro do debate público”, refletindo sobre o impacto deste crime e o papel “que todos desempenhamos na sua prevenção”.

Contactos e números de emergência

Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados