“Nem tudo são rosas” é a mais recente obra de Rui Basílio, criada para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, comemorado ontem em todo o país.
A obra, composta por uma pedra central onde estão dispostas 24 rosas vermelhas, pretende lembrar cada uma das mulheres que, desde o início do ano, perdeu a vida devido a um crime de violência doméstica.
Quando regadas, as rosas revelam a silhueta de uma mulher: “uma representação simbólica da dor que permanece escondida até ser reconhecida”, explica o artista de Porto de Mós citado em comunicado.
“Enquanto houver mulheres a sofrer e a perder a vida às mãos da violência, este dia continua a ser de extrema importância. Há muito tempo que estou sensibilizado para este tema, mas este ano ver os números deixou-me com um sentimento de revolta, que me levou a criar esta obra”, frisa o artista plástico, explicando que a intenção da obra era poder “personificar a dor” daquelas mulheres, que “tantas vezes passa despercebida e precisa de alguém para a revelar”.
“Com esta peça, junto-me a esta causa e lanço um apelo: que a violência seja erradicada, seja ela contra mulheres, homens ou qualquer outra pessoa”, salienta Rui Basílio.
Além de um manifesto e ato de sensibilização, “Nem tudo são rosas” também vem reforçar “a urgência de manter o tema da violência doméstica no centro do debate público”, refletindo sobre o impacto deste crime e o papel “que todos desempenhamos na sua prevenção”.
Contactos e números de emergência
- 112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
- 144 – Linha Nacional de Emergência Social
- 800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
- 116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
- SMS – 3060
- No Portal da Queixa Eletrónica em queixaselectronicas.mai.gov.pt
- Na aplicação App MAI112, exclusivamente para cidadãos surdos www.112.pt/Paginas/Home.aspx
- Na aplicação SMS Segurança, para pessoas surdas www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca
- No Posto da GNR ou na esquadra da PSP mais próximos
Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340