“Em cena pelos heróis” é o mote para a parceria nascida do convite lançado pelo Te-Ato a Nem Marias Nem Manéis. Os grupos de teatro de Leiria vão a palco no Teatro Miguel Franco logo à noite, quinta-feira, dia 13 (21h, 7 euros, M12), para um duplo espetáculo solidário com os Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos.
“O teatro ergue-se como um gesto solidário. Mais do que entretenimento, a cultura é espaço de encontro, partilha e união em torno de causas que nos tocam a todos”, lê-se na descrição de “Em cena pelos heróis”.
Assim, o Te-Ato leva à cena “Mãe! Estás aí?”, sobre os modos que há para saber que existimos. “Num tempo em que parece que só existimos quando somos vistos, propomos um percurso que vai entre a descoberta dos sons, a aquisição da linguagem pelos jogos de palavras, e termina com a proposição da separação irreparável que nos deixa sozinhos, mas com a solitude que permite reconhecermo-nos”, explica o grupo.
O texto e encenação são de João Lázaro e a interpretação de Inês Ferreira e Sara Natividade.
“O vento não sabe que faz” é a performance preparada por Nem Marias Nem Manéis.
Paulo Kellerman escreveu o texto, Cátia Ribeiro encena e interpreta com Andreia Mateus e Rute Vitorino assume a dança contemporânea no espetáculo que percorre temas como “a construção emocional da memória, a inevitabilidade de lidar com a raiva como mecanismo de defesa ou a necessária transição do ódio à saudade”.