No passado dia 31 de outubro foi assinada a consignação da empreitada de ampliação e requalificação do Centro de Saúde de Ourém, num investimento de 2, 4 milhões de euros, com concurso adjudicado à empresa CANAS – Engenharia e Construção.
A empreitada, com prazo de execução de 420 dias, contempla a ampliação da ala poente do edifício para acolher a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e a remodelação total dos serviços internos, abrangendo o piso 0 e o piso 1. Serão também introduzidas melhorias nos acessos, para tornar os espaços mais inclusivos.
Além da requalificação do interior do edifício, serão reestruturados os espaços exteriores, criando um novo acesso independente ao Atendimento Complementar, o qual irá permitir a paragem e saída de ambulâncias.
Com a intervenção, haverá uma nova distribuição dos espaços: a ala esquerda do piso 0 passa a acolher a Unidade de Saúde Familiar (USF) e a Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP), enquanto a ala direita acomodará a Unidade de Resposta Ampla (URAP) e o Apoio Geral.
A UCC irá ficar na ala poente, complementando o núcleo central, que inclui as salas de espera e secretariado. No piso 1, estará a Unidade de Saúde Pública (USP), a Coordenação e o Apoio Geral.
O objetivo da intervenção é adaptar as instalações às necessidades atuais da população, explica a Câmara.