Um derrame de um produto que as autoridades presumem ser óleo ou gasóleo, em Valado dos Frades, no concelho da Nazaré, está a mobilizar três dezenas operacionais que tentam evitar que o mesmo contamine linhas de água.
Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil (CSR) do Oeste, o derrame, cuja origem está a ser apurada, foi detetado cerca das 10 horas desta sexta-feira, em terrenos agrícolas situados em zona ribeirinha.
No local “estão a ser feitos trabalhos de contenção para evitar que o líquido vá para a estrada ou para as linhas de água”, disse à agência Lusa fonte daquele comando.
O derrame ocorreu num local próximo de dois rios, do Meio e Areia, cuja contaminação está a tentar ser evitada através de represas que impeçam o líquido de se espalhar.
Segundo adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA Carlos Silva, comandante do CSR do Oeste, além dos Bombeiros Voluntários e Proteção Civil da Nazaré, foi também acionado o Regimento de Sapadores de Lisboa para fazer a recolha e contenção de derrames de natureza química, através da respetiva unidade de controlo ambiental.
O responsável refere desconhecer se a ocorrência está relacionada com o temporal registado nos últimos dias, mas considera que este terá sempre algum impacto dada a acumulação de águas da chuva no terreno em causa, que se encontra situado numa zona agrícola e ribeirinha.
As operações estão a ser acompanhadas pela GNR e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo sido mobilizados para o local 28 operacionais, apoiados por dez veículos.