Teatro de marionetas, performances, visitas guiadas e oficina. A partir de hoje, há cinco dias recheados para assinalar os 108 anos da fundação e o décimo aniversário da instalação do Museu de Leiria no antigo Convento de Santo Agostinho. Hoje, 13 de novembro, o museu abre portas à performance “Rebelde do Lapedo”, com Inesa Markava e Laura Perdomo. É para todos os públicos e há sessões às 10 horas e 11h30.
Inesa Marvaka regressa ao museu na sexta-feira, dia 14, para a terceira exposição dançada, intitulada “Caminho da modernidade”. A descobrir às 10h30.
No sábado, dia 15, data oficial do aniversário, há duas visitas guiadas especiais: às 15 horas conta-se a história do museu e seus conteúdos em Lingua Gestual Portuguesa; às 16 horas, a investigadora Maria de Aires Silveira ajuda a descobrir Adriano de Sousa Lopes, natural de Leiria e um dos maiores nomes da pintura portuguesa do século XX.
Para a manhã de domingo, 10h30, reservou-se a visita das marionetas da companhia Valdevinos, em “O menino do Lapedo – Uma história da Pré-história”. À tarde, 15 horas, descobrem-se as pedras do Convento de Santo Agostinho, em oficina dinamizada por dois especialistas na matéria.
A Valdevinos fica mais um dia em Leiria, para contar a história do Menino do Lapedo na segunda-feira, dia 17, às 11 horas e 14h30.
A participação é gratuita, com inscrição por museudeleiria@cm-leiria.pt ou telefone 244 839 677.