




















































Três centenas de convidados, entre empresários, gestores e outros decisores, reuniram-se ontem à noite, sexta-feira, no Edifício FF Challenge Building (Cervejaria Xarlie), em Barracão, concelho de Leiria, para acompanhar mais uma edição do Jantar-conferência do REGIÃO DE LEIRIA, sob o mote “Uma Região que Faz”, dedicado a enaltecer a força empresarial do território e o dinamismo de empresários e gestores.
O evento surge como complemento do “Guia do Empresário”, uma revista publicada esta semana pelo REGIÃO DE LEIRIA, dedicada ao tema “Inovação e futuro”, fator determinante para o desenvolvimento não só da região mas, num cenário mais alargado, da dinâmica nacional e mundial.
Este ano, o jantar-conferência também inovou e revelou casos empresariais que exemplificam a excelência e a capacidade de inovação da região.
A primeira intervenção esteve a cargo dos administradores Paulo Mateus Pinto e Francisco Gaspar, do Grupo Lusiaves, que detalharam a trajetória de crescimento deste grupo de Leiria.
A segunda intervenção focou-se no sector da cerâmica, com uma apresentação desenvolvida por Marcelo Sousa, presidente da Federação Europeia de Produtores de Faiança e Porcelana e administrador executivo da Matcerâmica, numa perspetiva de lembrar a tradição e apontar para o futuro da fileira utilitária e decorativa. A sua abordagem fez referência à transformação deste subsector, desde a sua “morte anunciada” no final dos anos 1990 até à atual posição de liderança europeia.
Dois exemplos que se distinguem pela inovação e competitividade internacional.
Durante o encontro foram também entregues os Troféus sectoriais para as melhores empresas da região.
A Auto Delta – Comércio de Peças, Acessórios e Automóveis, Lda. foi distinguida como a melhor empresa na área do Comércio por Grosso; a Sirplaste – Sociedade Industrial de Recuperados de Plástico, S.A., enquanto melhor empresa do sector da Indústria Transformadora; a Transportes Machado & Brites, Lda como a melhor empresa do sector dos Transportes; e a Construções JJR & Filhos, S.A. como a melhor no sector da Construção.
Foram ainda entregues troféus de Inovação à empresa Tekever UAS, S.A.; e Carreira a António Poças.
Todos os premiados receberam uma peça elaborada pela Claraval, a Baby Sónia, uma versão mais pequena e icónica da peça original criada pela empresa de Alcobaça, que pretendeu capturar “o reconhecimento do talento, da inovação e da identidade cultural que movem o nosso território”.
As declarações dos premiados, bem como os principais pontos de abordagens dos oradores convidados são publicadas na próxima quinta-feira, no site e na edição semanal do REGIÃO DE LEIRIA.