Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Iniciativas RL

Livro do REGIÃO DE LEIRIA atravessa nove décadas, do chumbo à IA

São 90 anos de publicação que permitem deslindar a história do jornalismo, mas também da região. “Capas com história” foi lançado no passado dia 30 e tem muito para contar.

Como é que se contam 90 anos de história de um jornal? Poderia convidar-se alguém para fazer a radiografia e escrever sobre os momentos mais importantes do percurso da publicação. Mas e se o próprio jornal contasse a história? E se alguém pudesse olhar para mais de quatro mil edições e selecionar centenas de primeiras páginas para mostrar todo o percurso? Provavelmente, está a pensar que é um trabalho quase impossível de se fazer, que duraria vários anos, e bastante exaustivo… A resposta é sim, mas este trabalho foi levado a cabo num tempo recorde, numa colaboração que uniu o REGIÃO DE LEIRIA, o Politécnico de Leiria – mais concretamente a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) – e o Arquivo Distrital de Leiria.

Após a assinatura de um protocolo, 2025 arrancou com um desafio árduo: digitalizar todo o arquivo do jornal REGIÃO DE LEIRIA (RL). Esse trabalho, executado pela professora Catarina Menezes, da ESECS, e por Vítor Pedrosa, colaborador do RL há mais de 30 anos, continua a ser feito. O livro “Capas com História”, que foi lançado no passado dia 30, em Leiria, é já uma primeira amostra do projeto e reúne dezenas de capas do jornal, publicadas desde o seu ano de fundação: 1935.

Catarina Menezes, responsável pela coordenação do livro, contou, no dia da apresentação, que o objetivo era respeitar ao máximo a escala e o tom da capa e “deixar o jornal falar por si, com a menor intervenção possível”. O resultado é um livro que cumpre a função de “cativar, aliciar e encantar”, em que cada capa é acompanhada por uma explicação que permite ao leitor contextualizar o tema…Uma obra, que mesmo feita a várias mãos, consegue ser “homogénea”.

A caracterização é de Alda Mourão, antiga docente e coordenadora do Politécnico de Leiria, que apresentou exaustivamente todos os detalhes da obra, desde a forma (escolhas gráficas e editoriais) ao conteúdo.

Percorrendo os 90 anos da história do jornal, Alda Mourão destacou alguns momentos-chave, também eles mencionados nos textos iniciais que compõem o livro: o ano de 1989, em que se concretiza a despedida do chumbo, introduzindo a impressão em rotativa e a cor em 1990. Destaque também para 1996, ano em que o jornal deu o salto para o mundo digital. Ou, mais recentemente, o trágico ano dos incêndios em Pedrógão Grande, 2017, que foi acompanhado de perto pela redação do jornal com reportagens e uma fotografia marcante, que valeu prémios lá fora.

“Capas com História” é descrito por Alda Mourão como uma obra que acompanha, inevitavelmente, toda a história da região e do próprio jornalismo. É “um tributo ao jornal, reconhecido dentro e fora do país” e uma “inspiração” no que diz respeito à “importância da inquietação”.

A investigadora Catarina Menezes caracterizou todo o projeto como um “projeto inteiro”, porque “resultou de uma colaboração entre instituições”, do trabalho de uma “equipa extraordinária que esteve sempre disponível”. “É maravilhoso celebrar os 90 anos do REGIÃO DE LEIRIA”, sublinhou, reforçando que se trata de um livro para todos. Não só para a academia, como também para todos os leirienses, que certamente se conseguirão identificar com muitos dos acontecimentos relatados, destacou.

Preservar a memória

“Este livro é um espaço de memórias que descodifica o espaço onde vivemos”, realçou Francisco Rebelo dos Santos, diretor do jornal, explicando que a obra nasce com três objetivos: “preservar a história e contribuir para a coesão social”, “permitir trabalhos de investigação coletivos e individuais” e “agradecer aos leitores” e a todos aqueles que contactaram com o jornal ao longo dos últimos 90 anos.

José Varela, administrador da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, destacou o facto de o livro reunir “décadas de acontecimentos, rostos e emoções”, permitindo uma viagem pela “identidade de Leiria e da região”. Ao celebrar os 90 anos, o jornal está a “reafirmar a sua relevância”.

“A Fundação tem particular orgulho em associar-se ao lançamento do livro”, disse, reconhecendo no jornal “um parceiro natural na valorização da Cultura”.

No final da cerimónia de lançamento, ficou o convite: que todos possam ler e apreciar a obra. E ainda uma promessa, no primeiro trimestre de 2026, o RL vai tentar disponibilizar parte do seu arquivo digitalizado.

Até lá, a obra editada pela Imagens & Letras, com o apoio da Fundação Caixa Agrícola de Leiria, da Caixa de Crédito de Leiria e do Grupo NOV, pode ser adquirida nas lojas Americana da Gândara, do Maringá e no Telheiro; na Livraria Arquivo; na Livraria Boa Leitura e na Letras e Livros, em Leiria. O livro pode ainda ser adquirido pessoalmente, nas instalações do jornal, na loja online do jornal, bem como no site da editora responsável.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.