As 20 propostas do Orçamento Participativo (OP) 2025/2026 de Leiria vão ser apresentadas na próxima semana, nos dias 13 e 14, no Teatro José Lúcio da Silva, com transmissão em direto na página do Facebook do município.
À semelhança do que aconteceu em 2024, os autores vão fazer a apresentação das propostas publicamente, um dia antes do arranque da votação.
Das 34 ideias submetidas, 12 candidaturas foram consideradas inválidas e outras quatro fundiram-se em apenas duas. O júri e a Comissão Consultiva da Assembleia Municipal aprovaram para votação oito propostas da tipologia Verde ou Imaterial, duas da categoria Jovem e 10 da área temática Material.
Com quatro propostas que abrangem todo o concelho, existem candidaturas para oito freguesias, sendo a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes a que tem maior número de propostas, sete.
A edição deste ano do OP disponibiliza 880 mil euros para a concretização das ideias mais votadas, sendo vencedoras as propostas até se atingir o orçamento de cada tipologia e se alcançarem 5% do total do número de votos.
A votação decorre de 15 a 29 de novembro e os resultados são conhecidos no início de dezembro. As votações são efetuadas por mensagem SMS ou mediante registo prévio na página de Internet do OP (op.cm-leiria.pt).